Migrando para o Fedora 14

Cheguei ao Linux através do Ubuntu. Era um meio mais fácil de começar, mesmo quando ainda não era tão fácil quanto hoje, tempos do 7.04 (ai de quem tivesse uma placa de vídeo).

Tentei migrar para o Fedora já tem um tempo, porém eu utilizava Gnome e queria alguns efeitos para o Desktop e então, como sempre na placa de vídeo, encontrei problemas. Instalar o driver já foi um parto e a cria ainda nasceu morta, não houve jeito. Não havia muito tempo, então voltei para o Ubuntu. Tentei o Debian e estava bem com ele, porém, para Desktop, as coisas não me pareceram muito práticas, ao contrário de quando o uso para servidores.

Agora decidi tentar denovo com o Fedora, porém, desta vez, com KDE. Abaixo está o meu passo a passo:

Obs.: Diferente dos Debian-like, o gerenciador de pacotes, o YUM, não mantém uma cache dos pacotes já instalados. Mantê-los pode ser útil caso seja necessário reinstalar. Para isso vá neste link onde é mostrado como proceder: http://docs.fedoraproject.org/pt-BR/Fedora_Core/5/html/Software_Management_Guide/sn-yum-caching.html

Após a instalação

  • Atualizar o sistema: # yum update

Instação de driver de vídeo e programas:

Devido a um projeto que estou desenvolvendo voltei para Ubuntu, porém a experiência com o Fedora foi boa, um pouco mais trabalhosa para um Desktop, mas boa.

Comente este post.

Seu comentário:

*obrigatório/required